Abelha Limao - Como se defender de um ataque.


ABELHA LIMAO - Lestremelita Limao  

Esta abelha vive de pilhagem, sempre roubando alimentos de outras abelhas, trigonas e meliponas, quando vai se multiplicar invade outra colonia e se instala fazendo ali a sua nova morada, A tática de ataque e tam perfeito que a natureza deu a ferramenta nescessária para ser sempre a vitoriosa.
Esta abelha ao atacar a sua adversária, souta um cheiro igual a folha de limão, como a maioria das abelhas se orientam pelo cheiro de sua colonia e de suas irmãs, ficam confusa e acabam se atacando a si mesma, Observei este fato em um dos ataque desta abelha em Abelha Mandaçaia de meu meliponário.
Quando atacam para roubo, o ataque é rápido, e a intenção não é destruir a colonia por completo, pois pretendem voltar, para nova pilhagem. Quando é para fazer sua nova morada, é observado minutos apos o ataque, o inicio de um novo pito de entrada, este é o sinal de destruição total da colonia.

À abelha limão também sofre baixas, pois quando a mandaçaia pega com suas mandíbulas forte, praticamente atora a abelha limão no meio, só que em seguida uma de suas irmãs, não contamina pelo cheiro da ab. limão, ataca e as duas morrrem no chamado abraço da morte.

O meliponicultor pode intervir e salvar a sua abelha mandaçaia, da seguinte forma, pega a caixa que esta sendo atacada e leva a uns 10 metros do local,  abre a tampa e mata as abelhas limão, tomar cuidado para não tocar com o dedo em outra abelha mandaçaia , tampa e aguarda alguns minutos e abre novamente, pois ao abrir as abelhas limão se esconde em baixo do ninho, quando fecha com a tampa elas sobem para cima. só retorna a caixa no lugar quando não tiver abelha limão no local.

Na saida da morada desta abelha, à varios pitos em forma de dedos, e só um esta ativo, estes pitos não são para bonitos, é uma tática de defeza de predadores como formigas etc.  Se amassar o pito de saida desta abelha, logo em seguida começa a preparar outro, pois ela tem várias opções.  Como esta abelha vive de roubo, esses pitos alternativos, é indício de que realmente é uma ladra, por fazer saidas alternativas.

Abraços

Julio.

Comentários

  1. Eu tenho uma colméia de Jataí e espalhei algumas iscas pet para pegar outras e fazer novas colméias em caixas inteligente ou definitivas, só que aqui perto tem uma colméia da abelha Limão, eu devo desteui-la para que ela não venha tentar invadir a minha colméia das Jataí? Inclusive a colméia em que vivem era uma colméia de Jataí!
    E ai amigo o que faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mata essa colmeida de abelha limao, antes q ela destrua sua colmeia de jatai

      Excluir
  2. destruir ninho natural é crime ambiental.
    quem gosta de abelha não mata abelha.
    perder também é parte do jogo: paciência e resiliência.
    sugestão: espalhe muitas iscas pet, tenha várias abelhas e a pilhagem não lhe causará mal maior.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A abelha limao consegue atacar a Arapuá???

      Excluir
    2. Tem video no youtube para fazer,,entradas inteligente,com forminha de impada furos um pouco maior q a jataí,daí a abelha limão não passa

      Excluir
    3. A melhor saida para evitar o ataque de abelha limão.e colocar um tubo de entrada bem comprido onde passem somente duas jatais. Evitando que a limão batedora passe despercebida e retorne para a colmeia dela trazendo um exercito consigo. Essa estrategia me ajudou bastante

      Excluir
    4. Em caixas da Jataí, um tubo longo ajuda, mas em caixas de Mandaçaia?? Alguma dica?

      Excluir
  3. destruir ninho natural é crime ambiental.
    quem gosta de abelha não mata abelha.
    perder também é parte do jogo: paciência e resiliência.
    sugestão: espalhe muitas iscas pet, tenha várias abelhas e a pilhagem não lhe causará mal maior.

    ResponderExcluir
  4. Estou vivenciando um ataque, mas alguns colegas falam que não é limão, é irai.
    . Fiquei na dúvida!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Ração protéica para abelhas sem ferrão

Abelhas sem ferrão - Marmelada Amarela (Frieseomelitta varia).

Abelhas sem ferrão - Guarupu (Melipona bicolor).