Abelha Irai

MELIPONICULTURA - ABELHA IRAI
(Nannotrigona testaceicornis)
Texto: Waldemar Ribas Monteiro, conservacionista, membro do Departamento de Abelhas Indígenas da APACAME.

    Esta abelha é encontrada principalmente em zonas tropicais, mais especialmente, do norte do Paraná, no Brasil, até os Estados Unidos, na América do Norte.
    A origem do sei nome, como não poderia deixar de ser, vem do Tupi e significa: Ira = abelha, mel: Y = rio. O Rio do Mel, o Rio Doce.
    Abelha indígena pertencente a tribo dos Trigonini, constróem um berço real, ou seja, uma realeira na periferia dos favos de cria, para que venha nascer uma nova rainha.
    Na região nordeste é pelo nome popular de Camuengo, Mambuquinha, já no Sul é conhecida por “Jatai preta”, ou Jataí mosquito.
    Trata-se de uma abelha que mede em torno de 4mm de comprimento, é preta, possuindo pilosidade (pelos) grisalhos e asas esfumaçadas no terço apical( ponta das asas).
    Tem população considerada mediana. As colônias giram em torno de 2.000 a 3.000 elementos.
    Constróem seus ninhos nos locais mais variados, tal como muros de pedras, blocos de cimento, tijolos vazados e, com preferência, em ocos de árvores. É muito comum encontrá-las em regiões urbanas.
    É uma espécie tímida, de fácil manejo pois é muito mansa.
    Abelha de comportamento interessante, tem o trabalho de fechar a entrada da sua colônia ao cair da noite e abri-lo ao amanhecer. Esta entrada é construída  com cerume e consiste em um tubo curto de cor parda e , as vezes escuro, no qual encontramos sempre várias abelhas guardas circundando toda a circunferência do tubo.
    Seu ninho possui um exoinvólucro construído de  com um resina dura e as vezes perfurada para a entrada de ar e, também, usado para delimitar a área ocupada pelo ninho.
    Os favor têm a forma espiral e são construídos em grande quantidade. As células de cria são construídas em baterias, isto é, muitas células são preparadas simultaneamente pelas operárias e a rainha põe os ovos em seqüência.
    Os potes de alimento são pequenos, com cerca de 1,2cm de diâmetro e possui forma ovóide.
    Possui, também, um invólucro composto de várias camadas de cerume fino e claro circundando os favos para manter uma temperatura constante e ao mesmo tempo protege-las.
    Esta abelha produz grande quantidade de Própolis puro e viscoso que geralmente usa para defesa de seu ninho.
    Produz um mel de boa qualidade, porém em pequena quantidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ração protéica para abelhas sem ferrão

Abelhas sem ferrão - Marmelada Amarela (Frieseomelitta varia).

Abelhas sem ferrão - Boca-de-Sapo (Partamona helleri).