Plantas apícolas.


Pasto apicola - ASF


 
  
 Foto_10
Trigona sp visitando Açai (Euterpe oleracea).
 

Açaí (Euterpe oleracea Mart - Arecaceae)

As flores do açaizeiro são largamente visitadas por abelhas. É uma planta de florescimento nos meses mais chuvosos do ano, quando a oferta de pólen e néctar é reduzida na região amazônica.

 Foto_7
Flores esverdeadas na antese tornando-se avermelhadas no 3º e 4º dia após a polinização.
 

Caju (Anacardium occidentale L. - Anarcardiaceae)

Planta apícola que oferta a seus visitantes pólen seco, pegajoso com tendência a se manter aderido à antera, mesmo depois da deiscência. Oferta néctar no momento da abertura da flor em pequenas quantidades e pouco concentrado. A flor, inicialmente branca, no segundo dia muda de cor ficando cor-de-rosa. É visitada por uma grande variedade de insetos, dentre os quais, destacam-se: abelhas do gênero Apis , Trigona, Scaptotrigona e Melipona.

 Foto_6
Inflorescência em cachos de Fava-de-empigem.
 

Fava-de-empigem (Vatairea guianensis Aubl. - Leguminosaeae-Papilionoideae)


Ocorre na Amazônia Oriental. Apresenta pólen e néctar como recursos florais ofertados a seus visitantes. É intensamente visitada por abelhas do gênero Trigona ,Melipona , Bombus e Xylocopa.

 Foto_8
Inflorescência em capítulo de Malícia.
 

Malícia (Mimosa polydactyla Humb. & Bonpl. ex Willd. - Leguminosae-Mimosoideae)

Erva rasteira que fornece grandes quantidades de pólen e diminutas quantidades de néctar. É visitada por abelhas pequenas e de médio porte (2-12 mm). Diversas espécies de Meliponíneos visitam suas flores, incluindo Melipona,Trigona , Scaptotrigona e Trigonisca.
 Foto_5
Abelha visitando Mogno (Swietenia macrophylla).
 

Mogno (Swietenia macrophylla King - Meliaceae)

O mogno possui flores aromáticas com antese durante à tarde permanecendo abertas e ofertando néctar durante toda manhã do dia seguinte. O pólen normalmente se adere a glossa do polinizador na ocasião em que este tenta acessar o nectário na base do androceu. Seus principais polinizadores são pequenos lepidópteros e abelhas noturnas do gênero Megaloptera. Alguns Meliponina dos gênerosScaptotrigona , Partamona , Trigonisca e Melipona visitam suas flores no final do dia e pela manhã.
 Foto_3
Trigona sp visitando Paricá(Schizolobium amazonicum).
 

Paricá (Schizolobium amazonicum Huber ex Ducke - Leguminosae – Caesalpinioideae)

Planta típica da região amazônica. Oferta néctar e pólen, suas flores são visitadas por diversos insetos, sendo os mais importantes para a sua polinização as abelhas de médio a grande porte (15-25 mm). Dentre os Meliponíneos, os mais freqüentes visitantes foram as abelhas do gêneroTrigona , Scaptotrigona e Melipona.
 Foto_4
Melipona flavolineata visitando Sapateira (Miconia minutiflora).

Sapateira (Miconia minutiflora (Bompl. DC. - Melastomataceae)

Oferta apenas pólen como recurso floral o qual se apresenta seco e em grande quantidade. Sua antera por ser poricida necessita de abelhas adaptadas à realização de vibração. AMelipona flavolineata (uruçu-cinzenta) e M. fasciculata (uruçu-amarela) foram observadas coletando pólen por meio de vibrações fazendo surgir uma forma de ‘‘nuvem'' de grãos de pólen. É Intensamente visitada por abelhas de pequeno a médio porte (2-12 mm). Diversas espécies da família Halictidae, e os gêneros Trigona , Scaptotrigona , Trigonisca eMelipona , foram bastante freqüentes em suas flores.
 Foto_2
Inflorescência em Panícula de Tapiririca.
 

Tapiririca (Tapirira guianensis Aubl. – Anacardiaceae)

É uma importante planta apícola fornecedora de néctar e pólen em grandes quantidades, sendo intensamente visitada por abelhas sem ferrão (Meliponíneos: Melipona fasciculata ,M. melinoventer, M. flavolineata , Trigona sp , Paratrigona sp ),Apis mellifera , Halictidae.
 Foto_1
Apis mellifera visitando Taxi-branco (Sclerolobium paniculatum).
 

Taxi-branco (Sclerolobium paniculatum var.paniculatum Vogel - Leguminosae-Caesalpinioideae)

O Taxi-branco oferta pólen e néctar como recursos florais, sendo que este último ocorre em pequenas quantidades, mas bastante concentrado (teor médio de açúcares: 82,03%). Suas flores são visitadas por diversos insetos sendo os mais importantes, os Diptera e Apidae. Dentre os Meliponíneos, os mais freqüentes visitantes foram os do gênero Scaptotrigona e Melípona.
 Foto_9
M. melanoventer polinizando Uruçu (Bixa orellana).
 

Urucu (Bixa orellana L. - Bixaceae)

Dentre as abelhas sem ferrão, somente as espécies do gênero Melipona conseguem efetuar eficientemente a polinização desta planta, pois este tipo de antera necessita de abelhas que conseguem realizar vibrações, promovendo a liberação dos grãos de pólen contidos no seu interior. Dentre as abelhas vibradoras, as mais freqüentes nas flores de urucu, na região amazônica, são as do gênero Bombus,Xylocopa, Epicharis. Dentre as do gênero Melipona, as abelhas mais importantes são: M. melanoventer e M. fasciculata.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ração protéica para abelhas sem ferrão

Abelhas sem ferrão - Marmelada Amarela (Frieseomelitta varia).

Abelhas sem ferrão - Guarupu (Melipona bicolor).