Isca Pet - Duvidas

Ola Amigos,

Hoje recebi um e-mail do colega Cristian do Rio Grande Do Sul sobre uma pergunta que talvez  seja duvida de alguns meliponicultores, então decidi fazer esta postagem para que possa estar esclarecendo esta pergunta.

Vamos lá a pergunta.

Qual o prazo para transferência de uma abelha capturada em garrafa `´ Pet ´´ para uma caixa racional ?

Quanto mais tempo possa ser deixado melhor, pois as abelhas precisão de um período de uns 03 meses para adaptação da nova morada e também para a fecundação de uma rainha e então só assim elas começam a construção dos discos de crias.

Neste período mantenha uma visita semanal para evitar ataques de predadores como formigas, aranhas e outros que aproveitam que o enxame esta fraco para se deliciarem com umas abelhinhas.

Após o terceiro mês já e possível retirar a pet e leva-la para o local que ira receber a caixa racional (caixa madeira).

O transporte das abelhas deve ser feito a noite após as campeiras se recolherem ao ninho, e deve ser evitando movimentos bruscos com a pet, e ela deve ser deixada na mesma posição que se encontrava no local de captura para evitar afogamento das crias novas.

No local novo que ira receber a pet deve ser coberto ou na sombra pois assim será  evitado o sol que pode superaquecer a pet e matar as crias e também afugentar as abelhas.

Deixe a pet pelo menos umas duas semanas no novo local ate as abelhas se adaptarem e então só depois faça a transferência para a caixa racional.

Transferência.

A transferência deve ser feita pela manha em um belo dia de sol para que as abelhas tenham a tarde toda antes da noite chegar para se recomporem e organizarem a nova morada.

Coloque a caixa racional propia para a abelha caputura ; neste caso como e a jatai  utilizamos a caixa de medidas 10x10x10 e colocamos no local em que se encontrava a pet  e acrescentamos um pouco de cera na entrada principal para receber as campeiras e entaoja podemos iniciar o processo de transferência comecando pela retirada do jornal e plástico que envolve a pet sem girar a mesma.  

Verifique a posição do ninho e faça um corte no fundo da pet  e outro no sentido da boca da pet abrindo assim toda a pet sem que a gire, mantenha a pet sempre na mesma posiçao como ja falamos.

Agora coloque os dicos de crias na caixa racional com um pouco de cera e evite o derrame de mel para que não seja atração para forídeos.  Procure a rainha que tem um abdomem avantajado e a coloque na caixa tambem.

Feche a caixa e lacre com barro ou fita crepe branca não deixando nem um furo ou fresta para que não entre predadores ´´FORIDEOS´´, só deixe a entrada principal livre.

Não coloque o mel  na caixa, mantenha o mel na geladeira por uns dois dias e só depois ofereça as abelhas.

Coloque todas as abelhas novas que encontrar pelo chao dentro da caixa racional, pois todas seram úteis para a reconstrução do ninho na caixa racional .

Desejo uma boa transferência e espero ter ajudado.

Abraços a todos

Julio – Vitória - ES

Comentários

  1. Peguei 5 jatais a onde moro ja esta um pouco frio elas ja tem 30 dias oque fazer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. esparar pelo menos mais 25 dias antes de levar para o local que iram ficar por definitivo, so depois de mais 10 dias neste novo local que vc podera transferir para a caixa racional...mas como sera outono recomendo so transferir se estiver uma semana quente e com floradas...senao pode deixar na pet ate comecar a primavera de novo, so envolva a pet com mais jornal para manter aquecida......pois assim terao polen e nectar...

      Excluir
  2. esparar pelo menos mais 25 dias antes de levar para o local que iram ficar por definitivo, so depois de mais 10 dias neste novo local que vc podera transferir para a caixa racional...mas como sera outono recomendo so transferir se estiver uma semana quente e com floradas...senao pode deixar na pet ate comecar a primavera de novo, so envolva a pet com mais jornal para manter aquecida......pois assim terao polen e nectar...

    ResponderExcluir
  3. Oi amigo, tenho uma dúvida com relação a transferência da isca para a caixa racional e não consegui encontrar a resposta até agora. Espero que possa me ajudar.
    Estou começando agora e espalhei umas iscas perto de casa (terreno ao lado). Em caso de sucesso, na hora de transferir da isca para a caixa racional, gostaria de colocar a caixa em minha casa, já que o terreno ao lado não é meu. A distância é pequena de onde está a isca e onde colocarei a caixa, uns 15 metros. Como fazer para que as abelhas não voltem para o local original da isca e sim para o novo local da caixa? Já li que não há problema para mudanças em longa distância, mas não é meu caso. Também sobre fechar a isca com as abelhas todas dentro por alguns dias no novo local para elas se acostumarem com a localização, mas não senti segurança por falta de informações mais precisas e pela quantidade de dias ser diferente em vários lugarem que falavam sobre isso. Saberia dizer como eu deveria proceder?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Ração protéica para abelhas sem ferrão

Abelhas sem ferrão - Marmelada Amarela (Frieseomelitta varia).

Abelhas sem ferrão - Boca-de-Sapo (Partamona helleri).