quinta-feira, 29 de março de 2012

Transferência de abelhas em isca pet para caixa racional. 03/2012

Ola amigos, neste sábado dia 25/03/2012 convidei o joão, Willian, Vinicius e rodrigo para transferir de duas garrafas pet enxameadas com abelhas jatai para caixas racionais. Hoje estou postando na integra e sem cortes tudo que aconteceu desde a abertura das pet, o encontro com a rainha e a transferência para caixa. Peço desculpas pelos palavreado e de vez enquanto saia também um palavrãozinho básico.

Bom segue abaixo os videos. Boa semana a todos.







Agradecimentos aos meus amigos que ainda acreditam no potencial das jatais e me ajudaram nesta transferência.

7 comentários:

  1. Tenho uma garrafa que enxameou faz 1 semana com jatai. Depois de quanto tempo posso passar para caixa racional?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, Apos 03 meses você poderá fazer a transferência pois a rainha já vai estar com discos de crias e bastante abelhas também e fixada no ninho. Escolha o local que ira receber a caixa racional e deixe a pet por mais umas duas semanas meste local para que as abelhas memorizarem. Faça a transferência em um dia quente com temperatura acima de 25 graus, nunca faça a transferência a tarde ou em dias frios. .

      Boa sorte e mande fotos para nós.

      Abraços

      Julio
      Aracruz ES

      Excluir
    2. Júlio, boa noite!
      Pelo que entendi, coloca-se a isca pet com as abelhas no local onde ficará a caixa definitiva que irá recebê-las?
      Havia recebido a orientação (apesar de questionar!) que deveria levar, após a transferência, a caixa para uma distância superior a 1 km, no sentido de que as abelhas "alterem" o seu "GPS"e não voltem ao local onde estaria a isca.
      Poderia detalhar esta experiência?
      No meu caso,para salvar um enxame do vizinho, retirei-o do muro coloquei na caixa e levei para meu quintal. Em princípio, apesar do novo local ficar a 12m em linha reta, percebi que muitas abelhas não tiveram dificuldades de retorno. Entretanto, algumas voltaram ao local original. Ao anoitecer,sugueia-as e as coloquei na caixa.

      Excluir
    3. Sim, para a primeira pergunta. Ao trazer a pet ela fica por dez dias no local que será a sua futura morada para reconhecimento do território só depois vc faz a transferência. Você só pode mudar a caixa de local se for acima de 5 km, distâncias menores elas retorna para o local de origem, pois já tem em sua memória este local como morada e refúgio. Para a troca de caixa de local ou vc a mantém fechada por pelo menos 5 dias e solta a noite em um novo local, ou você a transporta para um local distante e depois de uma semana pode trazer para o local que você quiser dá sua casa , sendo que precisará fazer isto sempre que mudar as caixas de local para não perder as campeiras, espero que tenha sido claro, mais informações estamos a disposição. AME ES - associação de meliponicultores.

      Excluir
  2. Olá essas caixas são todas de jatai e elas não brigão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola nedida certa entre uma jatai da outra e de 4 metros pois elas sao muito brigonas rsrs tenha um bom dia

      Excluir
  3. Ola, peguei um enxame de jatai numa isca pet, o detalhe é q onde esta, é uma area publica, estou com medo q alguem mexa ou roube, gostaria de saber depois de quantos dias posso trazer a per pra casa? Obrigado

    ResponderExcluir