Produção de Mel de Abelhas sem Ferrão


 Embrapa Amazônia Oriental.


A criação de abelhas indígenas sem ferrão para a produção de mel é uma importante alternativa para agricultores, tanto familiares quanto empresariais. Essas abelhas produzem mel verdadeiramente orgânico, com sabor e aroma diferenciados do produzido por abelhas com ferrão.

Durante o programa, a equipe da Embrapa Amazônia Oriental (Belém - PA) traz informações sobre como criar abelhas nativas, mais adequadas aos pequenos agricultores, por não oferecer perigo (já que não têm ferrão), não exigir força física, nem dedicação demorada ao manejo, podendo ser executada por toda família. Além disso, os custos para a criação são relativamente baixos. Por se tratar de um produto especial, o mel de abelhas sem ferrão pode ter preço até quatro vezes maior em relação ao mel produzido por abelhas africanas (abelhas com ferrão).

No Estado do Pará, são conhecidas 70 espécies diferentes de abelhas sem ferrão. As espécies mais criadas pelos agricultores parense são: Uruçu-amarela, encontrada em bases de troncos de arvores; Uruçu-cinzenta, abundante no mangue e que produz um mel de excelente qualidade e em grande quantidade; Jataí, facilmente encontrada porque consegue construir os seus ninhos em diversos locais



Postado : Julio 03/02/2013

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ração protéica para abelhas sem ferrão

Abelhas sem ferrão - Marmelada Amarela (Frieseomelitta varia).

Abelhas sem ferrão - Boca-de-Sapo (Partamona helleri).