Biodiversidade e polinização são temas de palestras do BIOTA-FAPESP Educaçã

19/03/2014
Agência FAPESP – O Programa de Pesquisas em Caracterização, Conservação, Recuperação e Uso Sustentável da Biodiversidade do Estado de São Paulo (BIOTA-FAPESP) realiza na quinta-feira (20/03), na sede da Fundação, três palestras sobre biodiversidade e polinização.
O encontro é parte do ciclo de conferências de 2014 do BIOTA-FAPESP Educação, vertente do programa voltada à melhoria do ensino da ciência da biodiversidade. Podem participar estudantes, alunos e professores do ensino médio, alunos de graduação e pesquisadores.
A polinização é um dos serviços ecossistêmicos ou ambientais gerados naturalmente por ecossistemas. Esses serviços produzem benefícios aos seres humanos, seja na forma de produtos – como alimentos e substâncias medicinais –, seja na forma de processos relacionados à fertilização do solo, controle do clima e muitos outros.
As palestras vão tratar de sistemas de polinização de espécies brasileiras, serviços ecossistêmicos das abelhas e polinizadores de culturas importantes da agricultura brasileira e serão apresentadas pelas pesquisadoras Kayna Agostini, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Vera Imperatriz Fonseca, do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa), no Rio Grande do Norte, e Cláudia Inês da Silva, da Universidade Federal do Ceará (UFC).
Essencial para a manutenção de espécies e a variabilidade genética entre os vegetais, a polinização é o início do processo reprodutivo de plantas espermatófitas, isto é, que produzem sementes. É feita pela transferência de grãos de pólen – células reprodutivas masculinas – para o aparelho receptor feminino dos vegetais principalmente pelas abelhas, os mais importantes polinizadores de ecossistemas em todo o mundo.
O declínio na população de abelhas polinizadoras, observado atualmente na Europa e nos Estados Unidos, causa prejuízos anuais de centenas de milhões de dólares. No Brasil, poucos estudos sobre as condições para que a polinização ocorra em diferentes ecossistemas estão concentrados em culturas relevantes para a atividade econômica, como laranja, café, soja, algodão, maracujá, maçã, melão e caju.
BIOTA-FAPESP Educação
O BIOTA-FAPESP Educação realizou seu primeiro ciclo de conferências em 2013, com palestras sobre biodiversidade e biomas brasileiros. A atividade continua em 2014 abordando o tema serviços ecossistêmicos. As palestras transmitem, em linguagem acessível, o conhecimento sobre biodiversidade e sua conservação, recuperação e uso sustentável gerado pelo BIOTA-FAPESP. Os temas dos próximos encontros serão Proteção aos Recursos Hídricos, Biodiversidade e Mudanças Climáticas e Ciclagem de Nutrientes.
Em 14 anos de pesquisa, o programa produziu um banco de dados com mais de 102 mil registros de quase 12 mil espécies. Os pesquisadores ligados a mais de 100 projetos formaram 205 doutores, publicaram 1.050 artigos científicos em 260 revistas científicas, 20 livros, dois atlas e mapas temáticos para orientação de políticas públicas. Esse conjunto de informações subsidiou a criação de 23 instrumentos legais (leis, decretos e resoluções) voltados à conservação ambiental no Estado de São Paulo.
O evento é gratuito, mas as vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas pelo sitewww.fapesp.br/eventos/biotaeduc2014/polinizacao/inscricao.
A conferência ocorrerá a partir das 14 horas na sede da FAPESP, que fica na Rua Pio XI, 1500, em São Paulo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ração protéica para abelhas sem ferrão

Abelhas sem ferrão - Marmelada Amarela (Frieseomelitta varia).

Abelhas sem ferrão - Boca-de-Sapo (Partamona helleri).