terça-feira, 15 de novembro de 2011

Abelha Limao - Como se defender de um ataque.

ABELHA LIMAO - Lestremelita Limao  

Esta abelha vive de pilhagem, sempre roubando alimentos de outras abelhas, trigonas e meliponas, quando vai se multiplicar invade outra colonia e se instala fazendo ali a sua nova morada, A tática de ataque e tam perfeito que a natureza deu a ferramenta nescessária para ser sempre a vitoriosa.
Esta abelha ao atacar a sua adversária, souta um cheiro igual a folha de limão, como a maioria das abelhas se orientam pelo cheiro de sua colonia e de suas irmãs, ficam confusa e acabam se atacando a si mesma, Observei este fato em um dos ataque desta abelha em Abelha Mandaçaia de meu meliponário.
Quando atacam para roubo, o ataque é rápido, e a intenção não é destruir a colonia por completo, pois pretendem voltar, para nova pilhagem. Quando é para fazer sua nova morada, é observado minutos apos o ataque, o inicio de um novo pito de entrada, este é o sinal de destruição total da colonia.

À abelha limão também sofre baixas, pois quando a mandaçaia pega com suas mandíbulas forte, praticamente atora a abelha limão no meio, só que em seguida uma de suas irmãs, não contamina pelo cheiro da ab. limão, ataca e as duas morrrem no chamado abraço da morte.

O meliponicultor pode intervir e salvar a sua abelha mandaçaia, da seguinte forma, pega a caixa que esta sendo atacada e leva a uns 10 metros do local,  abre a tampa e mata as abelhas limão, tomar cuidado para não tocar com o dedo em outra abelha mandaçaia , tampa e aguarda alguns minutos e abre novamente, pois ao abrir as abelhas limão se esconde em baixo do ninho, quando fecha com a tampa elas sobem para cima. só retorna a caixa no lugar quando não tiver abelha limão no local.

Na saida da morada desta abelha, à varios pitos em forma de dedos, e só um esta ativo, estes pitos não são para bonitos, é uma tática de defeza de predadores como formigas etc.  Se amassar o pito de saida desta abelha, logo em seguida começa a preparar outro, pois ela tem várias opções.  Como esta abelha vive de roubo, esses pitos alternativos, é indício de que realmente é uma ladra, por fazer saidas alternativas.

Abraços

Julio.

4 comentários:

  1. Eu tenho uma colméia de Jataí e espalhei algumas iscas pet para pegar outras e fazer novas colméias em caixas inteligente ou definitivas, só que aqui perto tem uma colméia da abelha Limão, eu devo desteui-la para que ela não venha tentar invadir a minha colméia das Jataí? Inclusive a colméia em que vivem era uma colméia de Jataí!
    E ai amigo o que faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mata essa colmeida de abelha limao, antes q ela destrua sua colmeia de jatai

      Excluir
  2. destruir ninho natural é crime ambiental.
    quem gosta de abelha não mata abelha.
    perder também é parte do jogo: paciência e resiliência.
    sugestão: espalhe muitas iscas pet, tenha várias abelhas e a pilhagem não lhe causará mal maior.

    ResponderExcluir
  3. destruir ninho natural é crime ambiental.
    quem gosta de abelha não mata abelha.
    perder também é parte do jogo: paciência e resiliência.
    sugestão: espalhe muitas iscas pet, tenha várias abelhas e a pilhagem não lhe causará mal maior.