Como as Abelhas enxergam dentro e fora da Colmeia.


A visão da abelha e um dos sentidos muito desenvolvido para ser ter uma ideia a televisão mostra a cada segundo em torno de 30 imagens (30 quadros por segundo ou flash de luz) ao qual ao vemos um filme na televisão vemos as coisas como se estivesse se movimentando, mas cada quadro ou flash equivale a uma imagem = foto. O olho humano e incapaz de distinguir acima de 30 quadros/segundo o limite e 30! 

Voltado a falar da visão da abelha e muito desenvolvida além delas terem a extreme necessidade de enxergarem fora da colméia precisam ver o enxergar internamente, mas vamos como calma que chegaremos lá.

Na cabeça da abelha possui duas antenas que são sensoriais além das antenas temos também na cabeça cinco olhos que se dividem:

Em três simples olhos que são chamados “ocelos”.

E dois “olhos compostos”.



Os olhos compostos são formados por estruturas chamadas de omatídeos em cada olho composto tem aproximadamente em torno de 3.000 a 13.000 omatídeos que varia entre casta e espécies nas apis os zangões apresentam 13.000 omatídeos e as operárias tem cerca de 6.500 e a rainha tem 3.000. Onde os omatídeos que são na verdade múltilas unidades ópticas onde cada uma delas focam em uma direção diferente onde essa imagem formada por cada uma dessas pequenas lentes forma no celebro da abelha uma única imagem de ampla visão de mosaico que tem capacidade de detecta movimentos de maneira imaginável com um campo de visão acima 280 graus quase duas vezes os aproximados 180 graus que e o campo de visão humano, onde também através dessas pequenas lentes as abelhas também consegue distinguir por volta de 300 flashes de luz por segundo.

Relembrando como foi dito acima nós humanos conseguimos ver apenas 30 flash por segundo no máximo, as abelhas enxergariam a televisão como se estivesse folheando um álbum de foto!!

Por isso ela tem a incrível facilidade para se descolar em matas densas para encontrar alimento, e as possibilitam que fujam de ameaças e encontrem seus pares no ar.

Através dos Olhos compostos que as abelhas conseguem enxergam fora da colméia, tendo a percepção de cores, luz e movimentos. Apesar das abelhas não terem a capacidade de perceber a cor vermelha ela tem a capacidade de ver cores ultravioleta, azul-violeta, azul, verde, amarelo, laranja e luzpolarizada, tendo ainda um visão panorâmica dos objetos afastados aumentando-os 60 vezes!

Apesar da abelha substitui a recepção do vermelho pela recepção de ultravioleta que segundo pesquisadores isso tem completo sentido já que isso serve para elas se orientarem de volta para a sua caixa de acordo com os raios solares que vão deixando os rastro de UV que serve de referência a abelha, mesmo nos dias nublado esse sistema funciona completamente.



E agora sim a pergunta que não me calava como a abelha enxergava dentro da colméia, vocês devem está imaginando a resposta, isso mesmo através dos “três simples olhos” que são chamados de ocelos.

Os ocelos são os três pequenos olhos localizados no topo da cabeça da abelha que em apis formam um triângulo. Diferente dos olhos composto da abelha o ocelo e formado por apenas um lente convexa.



Onde os ocelos que têm fundamental função para abelha enxergarem perto e no interior escuro dentro da colmeia onde não existe fonte luz.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ração protéica para abelhas sem ferrão

Abelhas sem ferrão - Marmelada Amarela (Frieseomelitta varia).

Abelhas sem ferrão - Boca-de-Sapo (Partamona helleri).